O Vidro é o campeão em reciclagem

O Vidro é o campeão em reciclagem

O vidro é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do vidro reciclado. O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder sua características e qualidade.

 

A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.

No Brasil, cerca de 48,5% do vidro é reciclado e volta para a cadeia produtiva.

Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro é sua separação por cores (âmbar, verde, translúcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc.). Esta separação é de extrema importância para a fabricação de novos objetos de vidro, pois garante suas características e qualidade.
Para cada metro cúbico de vidro fabricado a partir de fontes primárias, é necessário extrair pelo menos 7 m³ de rocha. Além disso, vidro reciclado tem uma temperatura de fusão menor que a matéria prima utilizada na fabricação de vidro (Areia ou Sílica, Carbonato de Sódio, Pedra Calcária e Dolomita).

A economia de energia e recursos naturais alcançados com a reciclagem de vidro significam uma redução de até 300 kg de Gás Carbônico (CO2) por tonelada de vidro reciclado. A energia economizada com a fabricação de uma única garrafa de vidro com material reciclado poderia alimentar uma televisão a cores por 20 minutos ou uma máquina de lavar roupa por 10 minutos.

Passo a passo da reciclagem de vidro

  • Depois de coletado através do sistema de coleta seletiva e chegando na usina de reciclagem, os resíduos de vidro passam pelos seguintes processos:
    • Extração dos resíduos metálicos (tampas de garrafa, objetos estranhos, …)
    • Separação de partes grandes manualmente
    • Trituração dos resíduos até o tamanho de 15 mm
    • Filtragem
    • Sucção de objetos mais leves que vidro
    • Separação de resíduos opacos com o uso de sensores óticos (por exemplo cerâmica e porcelana)
    • Nova separação de partes metálicas através de magnetismo
    • Controle de qualidade
    • Derretimento do material para posterior fabricação de novos produtos